sábado, 4 de junho de 2011

Depois da palestra de quase duas horas sobre a Coluna Prestes,o auditório ja estava vazio, muita gente já tinha ido embora.Então esperei e me apoximei dela. 
Linda. Estava tão perto dela, tão proximo que tinha que fazer pelo menos uma pergunta, conversar um pouco, ouvi-la de perto. Claro, perguntei sobre o filme da vida da Mãe dela - Olga.
Anita Leocádia Prestes,sorriu e me disse que o filme foca muito  no romance dos pais dela (Olga Benário e Luiz Carlos Prestes ) .Que o romance sim existiu, mas nunca foi o foco principal da história do casal,da vida deles. Eles eram revolucionarios, amantes de causas maiores que o puro amor de um homem por uma mulher. Se amaram muito, mas esse amor sempre esteve em segundo plano.
Foi muito bom ouvir Anita, ainda mais de tão perto..é interessante como pessoas que são tão normais quanto qualquer outras,feitas de carne e osso como eu ou você,se tornam tão importantes e tão extraordinarias pelo que viveram, ou por fazer parte de uma história muito conhecida, ou por serem foda.
Eu conheço pouco da Anita Leocádiadia Prestes, conheço mais sobre seus pais. Sobre o que fizeram, como viveram intensamente suas vidas e dedicaram  a uma causa.Como lutaram e acreditaram em mundo melhor.  E poder conhecer de perto a Anita, parece poder viver,ou sentir mais proximo um pouco dessa história que leio tanto em livros por aí. Ela faz sentir que tudo foi mesmo real, que foi verdade e que está mais perto de nós essa história do que imaginamos.
Me sinto honrrada de poder ter conversado com ela. E dos meus idolos que não estão mais vivos, queria poder conhecer os decendentes de cada um. Sei que não são e nem serãos seus pais. São outros seres humanos,parecidos ou diferentes,que amam ou adeiam ser fomosos por serem filhos de alguém. Mas esses filhos de figuras famosas, são os pedacinhos que restam, as pecinhas que ficaram e ainda estão no jogo. A esperança de um contato que não foi possivel. A realização de um sonho...         
 Conhecer Anita, foi realizar um sonho. Um sonho lindo,do qual acordei imensamente feliz!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário