sábado, 17 de setembro de 2011

um dia atípico

Acho que minha história, essa que vou contar agora, começa na quinta feira.Fui ajudar minha mãe na Flicka, fui de carro ouvindo musicas aleatórias do pen drive do meu irmão. Zé ramalho, meu irmão adora ele. Em uma das músicas me perdi em lembranças...com carinho voei até um momento gostoso - um dia frio, um chão gelado, um cara muito bancana. A canção ficou na minha cabeça. A noite, já em casa compartilhei a frase em especial no facebook.
Para minha surpresa, eis que o cara das lembranças curtiu a minha frase. Sorri, não resisti e fui da um "oi" pra ele. O "oi" virou um conversa, que talvez (espero mesmoo que sim) vire uma visita (quem sabe, até mais de uma..). Mas enfim, o que aconteceu foi que fui dormir super tarde conversando com ele. Entre besteiras, torca de carinhos e coisas sérias. Dormi já era mais quase 4 horas da manhã..
No dia seguinte, pulei da cama. Fui correr. Surtei, cortei o cabelo. Me olhei no espelho e me senti bonita. Pensei com carinho na conversa do outro dia, "podia mesmo dar certo, vê-lo de novo! Espero que dê certo e que seja sim maravilhoosoo!" , isso acompanhou meu dia.Mas não deixou de fazer com que ele seguisse normalmente seus rumos. A sexta feira passou meio batida.Tive um leve desentendimento com meu pai no almoço. Chorei minhas magoas para meu "chefe". Vi quem eu não queria ver..
Fui pra aula que por sinal acabou mais cedo. Comemorei calada e fui pra casa. Peguei um onibus vazio,o que me deixou muito feliz - confesso!. Sentei (aí como é bom sentar e finalmente ira pra casa! Era sexta feira, a semana com seus altos e baixos tinha terminado e eu só queria mesmo ir pra casa) e estava com muita preguiça pra poder ler.Acabei dormindo.
Porém dormi meeeeesmooo!! Nunca tinha feito isso dessa forma. Já havia cochilado algumas vezes, mas dormir,apagar e perder o ponto. Nãoooo, isso nãaao! Pois é, capotei. Dormi que nem vi meu ponto passar e quando acordei meu onibus voltava pro mesmo lugar  aonde eu tinha subido, o Campus da Ufg, que é fora da cidade. Quando abrir meus olhos me desesperei! Demorei um pouco pra realmente saber aonde eu andava!! "Ai meu Deus!! Comooo volto pra casaaaaaa?" Que medo. Que vontade de chorar. Demorei uns 5 minutos pra me situar.Olhei em volta, o onibus antes vazio agor tinha bem mais gente. "Aonde esse povo todo vai a essa hora!! Fazer o quê naquela longuraaaaa?" eu pensava.
Enquanto tentava me situar, olhei pro lado e vi uma conhecida. Acho que fiquei vermelha.Me deu muita vergonha. Será que ela me viiu mesmo? Aiiiiiii! Olhei pra fora, estava tudo bem escuro. Era sexta feira. Mas só alguns lugares da cidade mudam de cara as sexta feiras, lugares badalados.Outros tantos, continuam iguais.Ruas escuras, silenciosas e pessoas que caminham apressadas indo enfim para suas casas depois de dias cheios..
Não tinha mais nada a fazer. Descer podia ser píor. Era torcer para não ser a última viagem do tal onibus.Eu não tinha dinheiro e e não tinha jeito (outra maneira,digo)  de voltar pra casa. Quando enfim o Onibus parou, só me restou ir lá conversar com o motorista. Ele riu.Né? Todos riram quando contei essa história.
Mas ele ficou com dó de mim. Disse que eu podia continuar no onibus, só que agora ele ia fazer outra rota,mas ela também me servia ( tudo podia me servir naquele momento, que me levasse ao menos de volta pra Goiânia) . Esperei. Era o intervalo do moço- motorista.
No fim deu tudo certo. Cheguei em casa bem! Demorei duas horas mas cheguei! E foi bacana, voltei conversando com o Motorista que se chamava André (gosto do nome. Conheço pessoas legais que tem esse mesmo nome) .
Aprendi bastante sobre os onibus e vi ainda mais, como as pessoas passam por outras pessoas e não as olham, nao enxergam.André me disse ontem que para o passageiro os motoristas fazem parte da maquina. É verdade, sentada ao lado dele ontem,mais que vi - eu vivi isso por uma uma hora.
Quando ando de metro, sempre fico pensando que o motorista faz ainda mais parte da maquina. Porque simplesmente não o vemos. Mas a verdade é que não enxergamos muitas vezes as pessoas. A atendente, o moço do caixa,a mulher da padaria, o pessoal da faxina e até mesmo professores, colegas de sala,pais, familia..Quantas vezes, quando olhamos para o pessado, simplesmente não vemos muitas pessoas nele.
E cada vez mais, cada um no seu mundinho seja celular, música ou livro. Cada um com que seu umbigo e o mundo que "se dane". Não vemos as pessoas, não vemos a cidades e não vemos mais a vida  que passa.Os momentos que se perdem, as coisas maravilhosas que deixamos de sentir por não ver!
Como disse um tema de redação de uma prova qualquer, "o olhar precisa aprender a enxergar" e nós precisamos reaprender a viver,a perceber e sentir o mundo diante dos nossos olhos.

Um comentário:

  1. ^_^ Que texto bacana!!! O motorista tem razão... muitas vezes não vemos muitas pessoas e perdemos a oportunidade de conhecer/ter experiências fantásticas por causa disso.

    ResponderExcluir